quinta-feira, 8 de abril de 2010

Você é feito de estrelas


Olhando mais em profundidade, vemos que temos ancestrais minerais, também. Água, rocha, terra, pó – você é feito de estrelas. Você é feito de minerais. Sem minerais não poderia haver vegetais, animais ou humanos. Por isso é importante dar-nos o tempo de olharmos em profundidade. Para enxergar, reconhecer todos os nossos ancestrais. Ancestrais de sangue. Ancestrais espirituais. Ancestrais humanos. Ancestrais animais. Ancestrais vegetais. E também os ancestrais minerais.


No Sutra do Diamante, o Buda diz que há quatro idéias a serem transcendidas, e uma delas é a idéia de ser humano. Um ser humano: o Buda nos aconselha a olharmos em profundidade, a meditar. Quando você olha o ser humano, pode enxergar que o humano é feito de elementos não-humanos. Nominalmente: animais, vegetais e minerais. Quando perceber isto, vai querer proteger animais, vegetais e minerais.

Então, se você olha o ser humano e vê animais, vegetais e minerais, vê realmente o ser humano. No entanto, se olha para o ser humano e não enxerga animais, vegetais e minerais, você não viu o ser humano. Você tem a percepção errônea, uma idéia errada do ser humano. E esta é uma das noções a serem removidas. É por isso que costumo dizer que um dos escritos mais antigos sobre Ecologia Profunda é o Sutra do Diamante. O insight contido nele nos ajuda a proteger o meio-ambiente.

Esta é a prática. Você vai reconhecendo os seus ancestrais enquanto faz isso. E você está perdendo o seu eu artificial. Passa a saber que está ligado a todos e a tudo mais. Você está praticando não-eu quando anota os nomes dos seus ancestrais.

Você precisa de plena consciência, de concentração para escrever os nomes dos seus ancestrais. [...] Esta é a nossa prática. A prática de tocar nossos ancestrais é muito importante em Plum Village; nos torna fortes, sólidos e felizes. Ela nos torna mais compassivos, compreensivos e amorosos.

Thich Nhat Hanh

4 comentários:

  1. Adorei o texto "Você é feito de estrelas".
    Se nossa origem são estrelas,
    nosso destino também é!
    E da origem até o destino precisamos de caminhos iluminados.

    ResponderExcluir
  2. A amizade é como um navio no horizonte.
    Nós o vemos, cortando contra o céu,
    e em seguida ele avança,
    desaparece de vista,
    mas isto não significa que não continuará.
    Essa amizade é linear.
    Ela se move em todas as direções,
    nos ensinando sobre nós mesmos
    e sobre cada um de nós.
    É por isso que no transcurso de fortes amizades,
    estaremos presentes um para o outro,
    mesmo que, nem sempre,
    estejamos visíveis.

    ( Shirley Maclane ).

    Obrigada pela sua.

    Fim de semana de luz.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  3. É sempre uma bênção vir aqui!
    "Dar-nos o tempo de olharmos em profundidade" é uma dedicação de grande importância que precisamos nos ater a ela.
    Adorei o texto, como sempre!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Voce tem razao Cris, o nosso corpo é um misto de minerais tambem, sem cloro, calcio, ferro, fosforo etc e etc nao viveriamos, temos ate componentes que tambem se encontram no barro! ;)

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita.