sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Janelas abertas



Certa noite voltei ao meu eremitério após caminhar nas montanhas, e percebi que todas as portas e janelas da cabana estavam completamente abertas. Ao deixar a casa, eu não as havia fixado, e um vento frio soprou através da habitação, abrindo as janelas e espalhando por toda a sala os papéis que estavam sobre minha mesa. Imediatamente fechei as portas e janelas, acendi uma lâmpada, recolhi os papéis e arrumei-os ordenadamente sobre minha mesa. Acendi então o fogo da lareira, e logo a lenha crepitante voltou a aquecer a sala.


Algumas vezes nos sentimos cansados, com frio e solitários no meio da multidão. Podemos desejar nos retirar para sermos nós mesmos e nos aquecermos novamente, como fiz no eremitério, sentando-me perto do fogo, protegido do vento frio e úmido. Nossos sentidos são janelas para o mundo exterior, e algumas vezes o vento sopra e nos perturba interiormente. Muitos de nós deixamos a janela aberta o tempo todo, permitindo que as visões e os sons do mundo nos invadam, nos penetrem e exponham nosso eu triste e perturbado. Ficamos com muito frio e nos sentimos solitários e temerosos. Você já deu consigo assistindo a um programa horrível na televisão e incapaz de desligá-la? Os sons estridentes e o estampido de armas de fogo são desagradáveis. No entanto, você não se levanta para desligar a televisão. Por que você se tortura dessa maneira? Você não quer fechar suas janelas? Está com medo de ficar sozinho – do vazio e da solidão que poderá encontrar quando se vir a sós?


Thich Nhat Hanh, O Sol meu coração, da atenção à contemplação intuitiva, Editora Paulus, São Paulo, 1995

7 comentários:

  1. É a mais pura verdade amiga. Fico muito sozinha. Antigamente não podia conceber essa idéia da solidão. Hoje gosto da minha companhia e adoro voltar pra casa e ter paz depois de um dia agitado de portas e janelas abertas. Me recolho sempre que posso. Dentro de nós temos tantas coisas que é impossível sentir solidão.Ficar solitário é uma coisa, sentir solidão é outra. Gostei! bjão

    ResponderExcluir
  2. Cris, eu gosto dos meus momentos de solidão. Como paz interior. Momentos de reflexão. Tem muita energia a entender e a saber lidar...e quando se volta para o interior tentamos acalmar os pensamentos...pois viver neste mundo agitado , não é facil...
    Cris, desejo um Feliz 2010, com muita luz. Foi muito bom ter iniciado o meu blog e conhecido pessoas como você. Espero que continuemos juntas em 2010. Beijos, sol

    ResponderExcluir
  3. Cris, muitas vêzes, a solidão se faz necessária e muito importante para reflexões.

    Estou passando para lhe desejar um 2010 abençoado, de muita paz, alegrias, e realizações.

    Boas entradas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Cris. Passou o Natal, e com ele, aquela sensação de acomodar num só dia o atraso de bondade e humanidade do ano inteiro.
    Façamos diferente. Que possamos destilar um pouco desse espírito natalino em doses diárias no ano que se inicia.
    Obrigada pela convivência maravilhosa em 2009. Que esta amizade seja renovada em 2010. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Que lindo esse blog também! Desejo que teu 2010 seja radiante, lindo e tranquilo...beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por sua visita ao meu cantinho; desejo que 2010 seja repleto de realizações para todos os seres humanos de boa vontade. Amo as postagens dos seus blogs; são lindas e faz repensar nossas ações e atitudes. Você irradia luz...

    ResponderExcluir
  7. Belo texto!
    Esforço-me sempre para fechar as janelas.
    Por vezes sinto que o vento é mais forte e as abre, mas volto a fechá-las.
    Faz parte do aprendizado, penso.
    Cuidemos!
    Feliz 2010!
    Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita.